segunda-feira, 27 de agosto de 2012

No momento é vinho...


"É preciso estar sempre embriagado. Eis aí tudo: é a única questão. Para não sentirdes o horrível fardo do Tempo que rompe os vossos ombros e vos inclina para o chão, é preciso embriagar-vos sem trégua.
Mas de quê? De vinho, de poesia ou de virtude, à vossa maneira. Mas embriagai-vos.
E se, alguma vez, nos degraus de um palácio, sobre a grama verde de um precipício, na solidão morna do vosso quarto, vós acordardes, a embriaguez já diminuída ou desaparecida, perguntai ao vento, à onda, à estrela, ao pássaro, ao relógio, a tudo que foge, a tudo que geme, a tudo que anda, a tudo que canta, a tudo que fala, perguntai que horas são; e o vento, a onda, a estrela, o pássaro, o relógio, responder-vos-ão: 'É hora de embriagar-vos! Para não serdes os escravos martirizados do Tempo, embriagai-vos: embriagai-vos sem cessar! De vinho, de poesia ou de virtude, à vossa maneira'."
Charles Baudelaire

sexta-feira, 11 de maio de 2012

As formas das coisas


Eu verdadeiramente não existo!

Olho para você em minha frente e não sei o que vejo, olhos de ver socorram-me!

Não consigo entender o que ouço, ouvidos de ouvir venham em meu socorro!

O que eu já quis e o que eu quero agora, sombras à meia luz, a busca de um bolero...

Sozinha no cais estico a vista para enxergar o horizonte, o Sol ainda brilha forte, 

tudo pede calma e soluça que as coisas tomem forma.

domingo, 1 de abril de 2012

Mais um domingo sem você...



Lá fora o Sol brilha e inspira os melhores sentimentos, na escuridão desse apartamento “ Back to Black” ressoa, dentro de mim nem quero saber o que toca essa droga de amor...Os especialistas recomendam não provar, fugir do primeiro brilho no olhar, do sorriso então... Mas se aventurar, buscar o ar para flutuar nos impulsiona mesmo com o risco de despencar, a gente nunca acha que vai se esborrachar no chão duro da vida real, depois vem a segunda dose, a terceira e se chegarmos à sétima, não tem mais jeito, vício! Mais, mais e mais sem pensar, se dar, largar tudo o que foi cuidadosamente construído ao longo dessa vidinha sem sentido, nada mais possui significado sem o cheiro, cocaína de amar, engolir seu prazer, ácido que nunca sacia, nem saciará.  Se fumo é você quem escorre entre os meus dedos e ganha o ar, vejo um sentimento tão lindo se afastar em espirais.
Ausência, crise de abstinência, “Rehab”, “no, no, no!” Busco over, over dose de você, mas não posso pagar o preço... E se pagar? Nesse delírio ouço o telefone tocar, leio nas entrelinhas de suas falas o que eu gostaria de escutar, preciso me cuidar e ficar “limpa” o maior tempo possível, evitar o seu olhar, hoje tão triste, e me afastar... A cura tão longe, tenho dúvidas até se quero existir sem você, onde me segurar para te esquecer? Me ajuda, não me olha, não sorri para mim, não me liga, não me diz nada que eu possa tentar construir uma possibilidade, deixa esse amor morrer em paz!

terça-feira, 20 de março de 2012

Lamento

"Lamento se as horas não passam como você queria. Por elas não se lambuzarem de delícias durante os mil, quatrocentos e quarenta minutos do dia. E por eu não saber aprisioná-las ao agrado do tempo. Não nasci guardiã das horas como você desejou em segredo. Não tenho como esticar os segundos até torná-los eternidade. Lamento não ter nascido da cor e no tamanho certo que você adotou como regra ao seu agrado. E por minhas palavras soarem desarrumadas à sua compreensão. Também por não saber as respostas para as suas perguntas catárticas. Por estar presente nos momentos mais frágeis da sua existência.Sustentando no meu colo o peso das suas, às vezes, inexplicáveis tristezas.Lamento se as horas se arrastam como você não queria, por elas valsarem em par com a ventania; a mesma que desmancha cabelos e desarmoniza a paisagem,fazendo com que folhas das árvores despenquem...... E da alma da gente seja arrancado um tanto de saudade. E lamento por considerar tudo isso alguns dos milagres da vida. Daqueles que acontecem quando nos prendemos ao tempo e esquecemos da assimetria da velocidade que rege um segundo de alegria... Dias de euforia... Minutos de prazer... Anos de parceria. Tempo sem que o lamento seja uma fiel companhia."

 (C.D.)

Outono de 2012


 
Estou no outono da minha vida
O tempo é sábio ou não?
Enquanto o  outono de 2012 tem esperança em invernar, primaverar e veraniar, eu já perdi as esperanças em acreditar...
Sou o inverso do tempo: já primaverei, veraniei, estou outonando, em breve invernarei e fim!
E S P E R A N Ç A, onde te perdi, onde poderei te reencontrar a essa altura do tempo que me resta ou cabe? No fundo eu sei a resposta, mas só a mim interessa.

domingo, 18 de março de 2012

Puta!


Hoje estou puta, no sentido de cheia desses falsos amores, desses falsos quereres, desses falsos estarem conosco, desses falsos nos amarem e desses falsos nos admirarem. Mas vai passar, sabe a Fênix, pois é. 
Obrigada, Frida, Zélia, Maria, Pagu, Rosa, Gisélia, Alana, Diva, Dilma, Isabela, Dora... Vocês mulheres fortes são referência para mim!

Ser mulher assim...



Hoje acordei pensando nos sonhos, nos desejos, nos milagres, que a gente deseja ver acontecer durante a vida e como eles efetivamente se darão, na forma como nos ensinaram a ser delicadas, a obedecer, a nos anular diante do super homem que na realidade aparecem ao longo de nossa existência como os aventureiros, interesseiros, aproveitadores insensíveis, os lobos em pele de cordeiro.
Chega um momento que uma avaliação profunda do nosso papel nessa sociedade masculina e economicista se faz urgente, importante entender o nosso verdadeiro papel nessa loucura social. Lembrar-se de onde viemos e o caminho trilhado até aqui: de escravas, trocadas e vendidas por qualquer coisa ou tostão, à mulherzinha dona de casa e cuidadora de filhos, plantações e animais.
Tanta luta,  tantos direitos conquistados a ferro e fogo, tantas mortes, tantas frustrações, tantas perdas significativas e muito sofridas até chegarmos ao direito ao voto, à Presidência da república, Reitorias, Coordenadorias, Chefias, Diretorias, Congressos e Câmaras, mercado de trabalho descente, graduações, Mestrados e Doutorados, nós nem sabemos onde chegaremos, pois descobrimos que podemos muito.
Em pleno século XXI e essa semana ouvi de um homem: “tudo o que nós queremos é possuir uma mulher que seja para nós uma mãe e uma puta”, me senti andando em círculos, correndo atrás do nada, sem chão mesmo, desejei me aconselhar com Frida Kalo, Isabela, Pagu, Maria, Diva, Gisélia, Evita, Zélia, Dilma e tantas outras super mulheres que conheci ao longo da história,  os nossos algozes ainda não aprenderam a serem parceiros e companheiros como nós sonhamos e desejamos, o que fazer? Temos uma essência que precisa ser preservada, mas temos uma força que nos impulsiona e que ameaçam esses pobres seres masculinos, que com nosso crescimento se limitaram a ficar “à beira do caminho” e pior, torcendo para nos ver tombando e caindo, alguns seguram visíveis cordões que laçam mulheres desavisadas, essas passarão toda a vida “dormindo com o inimigo”, sem entenderem porque as coisas não aconteceram...
Sei dos rótulos que receberei ao lerem esse texto: feminista, radical, lésbica, bissexual... Mas eu sei quem sou o que sofro e o que ainda terei de sofrer para viver e buscar crescer num mundo masculino, onde a maioria das mulheres é machista, a sociedade torce a cara porque optei por viver sem homem do lado e criar meus filhos sozinha e coincidentemente, até meus cachorros são fêmeas.

sábado, 17 de março de 2012

Quando eu paro e penso, o quanto já fiz e vivi, nada se compara ao dia em que decidi ter a filha e os filhos que tive. SERES ESPECIAIS, únicos e prontos para serem... Artistas, amigos, amados, cheios de defeitos e completos de virtudes, meus grandes e verdadeiros amores.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Paixões

Uma amiga muito jovem me disse que " a paixão leva ninguém a lugar nenhum", discordei no ato: a paixão quando correspondida nos leva às estrelas e quando não correspondida nos leva a uma outra paixão, simples assim...

∞ Idiomas